0
Posted 24/06/2016 by admin in Colunas
 
 

Combinação das cores por Cynthia Piassi

Quem nunca teve dúvidas em relação à combinação das cores?

E olha que existem diversos blogs de designers, decoradores, artistas plásticos, blogs de moda entre outros que explicam isso, mas é difícil de lembrar na hora de colocar em prática, ainda mais com a correria do dia a dia né?

Pensando em dar aquele super help para vocês que sempre ficam em dúvida em como combinar as roupas, hoje falarei sobre CORES!

Tudo relacionado à cor gira em torno deste bendito círculo e é ele o responsável pela harmonia nas combinações das cores.

230616-cynthia-Cores-frias-quentes
O círculo cromático é formado por 12 cores sendo elas 3 cores primárias (vermelho, amarelo e azul), 3 cores secundárias (laranja, verde e violeta) e mais 6 cores terciárias, sendo 6 cores frias e 6 cores quentes.

Legal! Mas vamos ao que interessa, como combiná-las?

Baseada no círculo cromático, a moda utiliza as 4 maneiras mais comuns de harmonizar roupas coloridas:

MONOCROMÁTICA
ANÁLOGA
COMPLEMENTAR
TRÍADE

As cores neutras são super importantes na hora de combinar e compor o visual: tons de branco, preto, cinza ou bege. Combinam com todas as cores, ou podem ser usadas em conjunto. Juntas, as cores neutras não criam um aspecto dinâmico, mas são sofisticadas.

230616-cynthia-neutral com logo

 

LOOKS MONOCROMÁTICOS

circulo_cromatico

É a combinação de uma mesma cor em tons diferentes. Utilizar um tom de laranja na camisa e outro na calça, destacando apenas a cor laranja, isso já torna um look monocromático.
Compor um look com peças da mesma cor mas em tons diferentes – por exemplo, roxo, lilás e lavanda – vai transmitir uma imagem suave, com pouco contraste e ainda alonga a silhueta.

230616-cynthia-monocromatico com logo


LOOKS COM COMBINAÇÃO ANÁLOGA

230616-cynthia-circulo-analogas

Correspondem a cada 3 cores do círculo que estão lado a lado. Elas harmonizam entre si, uma vez que cada uma delas contém um pouco da mesma cor.

230616-cynthia-analogas com logo

Dica: não é necessariamente preciso ter 3 peças de roupas com cores diferentes para compor um look análogo, basta duas peças. Você pode usar camisa ou camiseta branca para compor assim como um sapato ou cinto neutro.

ROUPAS E LOOKS COMPLEMENTARES

Cores complementares são as que estão diretamente opostas no círculo cromático como o azul e o laranja, por exemplo. Quando usamos as cores complementares, o look fica mais interessante e ousado. Com o aumento do contraste, a imagem passará força e distanciamento.

230616-cynthia-complementar com logo

LOOKS COM HARMONIZAÇÃO TRÍADE

 

São equidistantes entre si na roda de cores. Isso cria um mix de cores vibrantes como roxo, laranja e verde.

230616-cynthia-triade com logo

Vou deixar aqui uma “colinha” pra vocês se basearem na hora de compor o look.

230616-cynthia-tabela-cores

Ficou bem mais fácil combinar, né? Você também pode usar esta relação das cores para os acessórios. É muito importante saber harmonizar e contrastar a cor do sapato, da bolsa ou do cinto, com as outras peças do lool, para desta forma, sair de combinações óbvias e com pouca criatividade, sem parecer um arco-íris ambulante!

Beijos e até o próximo post.

 

 

cintia-piassi